Passos rumo a Deus


"Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante será pescador de homens."
(São Lucas 5, 10)


ÀS PESSOAS DE BEM

Você se lembra quando descobriu o fantástico mundo das letras, que unindo sílabas você poderia desvendar as palavras ainda misteriosas e se dedicar às leituras, ainda que no início fossem simples frases para te alfabetizar? Você se lembra de sua satisfação quando não mais engasgava ou tropeçava naquela palavra que teimavam em não sair, e no final lia aquele texto, com alguns deslizes, mas para você era a melhor leitura de sua vida? Você dava um passo a frente no caminho da vida.
Você se lembra quando começou a aprender a andar de bicicleta? Sua ansiedade e seu esforço por um equilíbrio quase impossível? E sua felicidade ao perceber seu progresso até enfim conseguir parar em cima das duas rodas sem auxílio? Você dava um passo a frente no caminho da vida.
Você se lembra de quando já ia sozinho para a escola? Você se lembra das amizades que criou e dos amigos que cultivou? Você se lembra dos sufocos das provas bimestrais? Você lembra da cola repassada ou recebida? Você se lembra quando passava de ano direto, ou então enroscava na recuperação, mas mesmo assim era aprovado? Você dava passos a frente no caminho da vida.
Você se lembra como foi crescendo e chagando nos dias de hoje? Os seus passos nesse caminho indispensável, mesmo que muitas vezes pudessem ser nele encontrados pedras e pedregulhos, buracos e poços, galhos ou espinhos?
Pois é. Aqui chegamos, guiados por um ser maior que nós, que nos estende sua benigna mão e nos exorta a termos coragem e seguirmos em frente, assim como a Josué: "Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores." (Josué 1, 9).
E dentro de mim essas palavras têm um peso especial. Assim como Jesus convoca os seus discípulos, sei que devo seguí-lo. Uma missão singular, que deve minha entrega e dedicação. E sigo amparado pelas palavras do livro de Josué acima citadas. Sei que essa escolha, somente ela, já é um passo a frente no caminho da vida. E daqui a adiante muitos passos hão de vir, e hei de construir e realizar uma caminhada plena, rumo à uma terra prometida, talvez não usando a metáfora de Canaã, a terra onde jorram leite e mel, mas sim, a terra que nos propicia a vida eterna.
É fato que Deus nos ama. Cabe a nós, cada um conforme suas limitações e particularidades, retribuirmos esse amor, E minha forma de retribuição é dedicar-me e ser mais um simples trabalhador em sua messe, que é grande, porém com poucos operários, contribuindo para a construção de um mundo novo, mesmo que para isso travemos batalhas, usando a arma mais nobre do cristão, a oração; mas tendo a consciência que nada será em vão, pois acima de tudo, existe uma infinita misericórdia e um eterno amparo.
À família, que é sustento e apoio dos meus passos, a eterna gratidão e minhas orações. Por todo apoio e dedicação, peço, assim como Maria permaneceu ao lado de seu filho até o fim, que ela permaneça ao vosso lado. Ela que é a estrela da esperança, ela que guia nossos passos rumo ao Seu reino, vos abençoe. Estejam convosco, na verdade e no amor: graça, misericórdia e paz.
E nós, sigamos crentes e confiantes nosso caminho, como sempre fizemos, dando passos à frente nessa trajetória chamada vida. Portanto, rendamos graças ao Senhor, e cantemos louvores ao nome do Altíssimo.

Dado em Palmeira, no dia 14 de Dezembro, festa de São João da Cruz, do ano 2007, dia de minha décima sétima navidade.
"Maria, Mãe da esperança, Mãe nossa, ensinai-nos a crer, esperar e amar convosco. Indicai-nos o caminho para o seu reino! Estrela do mar, brilhai sobre nós e guiai-nos no nosso caminho!" (Encíclica Spe Salvi - Bento XVI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A glorificação da mediocridade

Ordenação Episcopal Dom Julio Endi Akamine, SAC

Entrevista exclusiva: Mons. Julio Endi Akamine, SAC