A defesa da fé: Pallotti e Bento XVI

Hoje celebramos 7 anos da eleição do Cardeal Joseph Ratzinger para o trono petrino. Todo seu pontificado está sendo marcado pela defesa da fé. Um homem que, tendo a missão de substituir o carismático Wojtyla, fundamenta a fé propapaga pelo predecessor.
Trazermos aqui um excerto do artigo “O Carisma Palotino e a Defesa da Fé”, deste que vos escreve, e que em breve será publicado na íntegra, fazendo uma realação entre os esforços de São Vicente Pallotti e de Bento XVI na defesa de nossa fé.
Papa Bento XVI
Assim como Pallotti foi profeta de seu tempo, hoje temos em Bento XVI uma voz que, lucidamente, alerta-nos sobre os perigos que cingem a Fé cristã. As palavras do sacerdote romano e do Vigário de Cristo estão em total consonância: mais um motivo que nos faz crer na atualidade do carisma palotino e de seu “ser para a Igreja”.
O papa apresenta profundas inquietações e sérias preocupações quando se trata da Fé ameaçada e colocada em risco. Podemos considerar a defesa da Fé uma das linhas mestras de seu pontificado:
A primeira prioridade para o Sucessor de Pedro foi fixada pelo Senhor, no Cenáculo, de maneira inequivocável: “Tu (...) confirma os teus irmãos” (Lc 22, 32) (...) No nosso tempo em que a Fé, em vastas zonas da terra, corre o perigo de apagar-se como uma chama que já não recebe alimento, a prioridade que está acima de todas é tornar Deus presente neste mundo e abrir aos homens o acesso a Deus (...) O verdadeiro problema neste momento da nossa história é que Deus possa desaparecer do horizonte dos homens e que, com o apagar-se da luz vinda de Deus, a humanidade seja surpreendida pela falta de orientação, cujos efeitos destrutivos se manifestam cada vez mais.[1]
Para o Vigário de Cristo, a prioridade suprema e fundamental da Igreja e do Sucessor de Pedro em nosso tempo é conduzir os homens para Deus, orientando-os diante dos “efeitos destrutivos que se manifestam cada vez mais”. Nos tempos hodiernos, há uma oferta constante de artifícios cuja finalidade é afastar o homem de Deus, aniquilar sua Fé, e torná-lo auto-suficiente, como aconteceu com os primeiros pais. Defender essa Fé e fortificá-la é deixar a imaturidade e não mais incorrer nos erros, como afirma São Paulo: “Assim, não seremos crianças, joguete das ondas, sacudidos por qualquer vento de doutrina, pelo engano da astúcia humana, pelos truques do erro” (Ef 4, 14).
Bento XVI, quando ainda cardeal, na missa de abertura do Conclave de 2005, verdadeiramente instruído pelo Espírito Santo, como profeta apontou alguns erros que mais ameaçam a nossa Fé:
Quantos ventos de doutrinas conhecemos nestes últimos decênios, quantas correntes ideológicas, quantas modas do pensamento... A pequena barca do pensamento de muitos cristãos foi muitas vezes agitada por estas ondas, lançada de um extremo ao outro: do marxismo ao liberalismo, até à libertinagem, ao coletivismo radical; do ateísmo a um vago misticismo religioso; do agnosticismo ao sincretismo e por aí adiante (...) Ter uma Fé clara, segundo o Credo da Igreja, muitas vezes é classificado como fundamentalismo. Enquanto o relativismo, isto é, deixar-se levar “aqui e além por qualquer vento de doutrina”, aparece como a única atitude à altura dos tempos hodiernos. Vai-se constituindo uma ditadura do relativismo que nada reconhece como definitivo e que deixa como última medida apenas o próprio eu e as suas vontades (...) Ao contrário, nós, temos outra medida: o Filho de Deus, o verdadeiro homem.[2]
As palavras do Sumo Pontífice são para os seguidores da mensagem de Pallotti como que uma convocação ao apostolado, pois uma das missões da União do Apostolado Católico, conforme o fundador escreveu, é cooperar com a Igreja e com o Sumo Pontífice nos empreendimentos evangélicos (cf. OOCC III, 186).
Seria muita pretensão de nossa parte dizer que aí se encerram as crises contemporâneas. Contudo, uma coisa é certa: na raiz de todos estes problemas encontramos uma crise de Fé. Não podemos permanecer inertes diante deste cenário, é preciso defender a Fé onde ela já existe e que como uma chama corre o risco de se apagar, como alertou Bento XVI. A Fé bem vivida incomoda, pois quando Deus está presente no mundo existe o grande amor, existe a alegria pura e simples, e essa afirmação essencial da fé vai contra os grandes sistemas e forças que desejam um mundo cada vez mais desprendido dos laços da Fé. O papa sintetiza sabiamente o tema da Fé na vida do ser humano:
Viver sem fé significa que, primeiro, uma pessoa se encontra num estado niilista e que depois acabará por procurar pontos de apoio. A vida sem fé é complicada. Quando se considera a filosofia da incredulidade em Sartre, Camus e outros, vê-se claramente isso [...] A fé também torna o Homem leve [...] Tornar-se crente significa tornar-se leve, libertar-se da força da gravidade, que também nos puxa para baixo, e entrar, desse modo, no flutuar da fé (RATZINGER, 2005, p. 24).
Hoje não estamos sob a sombra e os efeitos imediatos da Revolução Francesa, mas muitos outros são os demônios que nos rodeiam como leões a rugir (cf. 1Pd 5, 8), por isso é mais que necessário permanecermos firmes na Fé. Dessa forma, não se pode deixar de lado o apelo de Pallotti e, juntamente com o “reavivar a Fé”, é preciso acrescentar à definição do carisma a defesa de nossos princípios, valores e crenças. Hoje, defender a Fé é obrigação do cristão, pela missão de seu batismo, e do palotino, pelo múnus de seu carisma e consagração.

[1] Carta de Sua Santidade Bento XVI aos Bispos da Igreja Católica a propósito da remissão da excomunhão aos quatro bispos consagrados pelo Arcebispo Lefebvre. 10 de março de 2009.
[2] Homilia do Cardeal Joseph Ratzinger na Missa Pro Eligendo Romano Pontifice. 18 de abril de 2005.

℣. Oremus pro Pontifice nostro Benedicto.
℟. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam inimicorum eius.
℣. Tu es Petrus,
℟. Et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam.
Oremus.
Deus, omnium fidelium pastor et rector, famulum tuum Benedictum, quem pastorem Ecclesiae tuae praeesse voluisti, propitius respice: da ei, quaesumus, verbo et exemplo, quibus praeest, proficere: ut ad vitam, una cum grege sibi credito, perveniat sempiternam.
Per Christum, Dominum nostrum.
℟. Amen.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A glorificação da mediocridade

Ordenação Episcopal Dom Julio Endi Akamine, SAC

Entrevista exclusiva: Mons. Julio Endi Akamine, SAC